Web design: as grandes tendências actuais

O design de websites tem sofrido uma evolução significativa nos últimos anos. A “aparência” de um bom site, hoje, é substancialmente diferentes de há 2/3 anos.

Esta evolução que não se reflecte apenas no design, mas igualmente nas funcionalidades, conteúdos, navegabilidade e usabilidade, entre outros, está intimamente ligada à proliferação da utilização dos dispositivos móveis.

 

A taxa de penetração dos smartphones e tablets, o “novo” mundo digital e padrão de “consumo” aliados à necessidade das marcas se centrarem cada vez na experiência que proporcionam aos seus consumidores tem, definitivamente, influenciado a tendência e o desenvolvimento de todas as formas/plataformas de comunicação digital, com especial enfoque para a forma e função pensadas em design UX/UI, que se estabelecem como o ponto de partida para uma nova proposta de “relacionamento – marcas/público”.

 

Na afirmação da tendência do flat design, aparecem como grandes impulsionadores as grandes marcas tecnológicas – Google, Microsoft e Apple.

 

Mas vejamos como os dispositivos móveis têm influenciado o desenho, concepção e programação de websites.

 

Design

Adaptação à experiência de utilização em pequenos ecrãs.

www.vetnetwork.pt

portfolio-Vetnetwork-2013-3

 

Scrolling

Vertical, horizontal ou column-based dada a sua facilidade de uso em dispositivos móveis.

www.eurom.pt

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 Less is more

A substituição de grandes manchas de texto por conteúdos mais visuais (imagens e ícones)  para a transmissão de informação. Existência de maiores zonas sem informação, para uma aparência mais clean e menos compacta.

http://chocolatefilmes.com

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Navegação minimalista

Necessidade de condensar a navegação para uso em telemóveis, aumentando a utilização de ícones, rolldowns e encolhendo ou fazendo desaparecer a informação à medida que se faz scroll na página.

www.iberlim.pt

portfolio-iberlim-2013-1

 

Uma só página

Em detrimento de múltiplas páginas dando preferência à apresentação de informação adicional a partir da landing page, através de lightboxes, overlaps ou expandindo/reposicionando “mosaicos” diminuindo desta forma o número de interacções necessárias para aceder a determinado conteúdo.

www.sinalmais.com.pt

sinalmais1

 

 

To be continue